Borboletas (Lepidoptera: Rhopalocera) do Jardim Botânico de Brasília e da Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Autores

  • Roberto Cavalcanti Sampaio Jardim Botânico de Brasília
  • Julia Moura Chaves Jardim Botânico de Brasília
  • Sergei Sturdart Quintas Filho Jardim Botânico de Brasília
  • Camila Costa de Seabra Jardim Botânico de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.17648/heringeriana.v8i2.104

Palavras-chave:

Borboleta, conservação, Cerrado, ecologia, levantamento

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de listar as espécies de borboletas do Jardim Botânico de Brasília (JBB) e da Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília (ESEC-JBB). Foram realizadas pesquisas bibliográficas e um levantamento de espécies de borboletas na ESEC-JBB e JBB. O estudo foi realizado num período de cinco meses, janeiro a julho de 2014, foram capturadas 47 espécies (N = 93 espécimes), a partir de buscas ativas com rede entomológica. Dentre as 47 espécies, 12 foram adicionadas para o estudo como dados secundários, totalizando uma listagem de 59 espécies de borboletas, as mais representativas pertencem às famílias Nymphalidae e Riodinidae com a presença de 17 espécies endêmicas e duas espécies ameaçadas na área, Magnastigma julia e Cunizza hirlanda planasia. Os resultados obtidos revelaram que há uma diversidade significativa de espécies de borboletas nessas áreas. No entanto, ainda faltam estudos aprofundados sobre a ecologia dessas espécies e principalmente sobre a presença de outras espécies raras, endêmicas e/ou ameaçadas que possivelmente habitam essas áreas.

Downloads

Publicado

2015-06-22

Como Citar

Sampaio, R. C., Chaves, J. M., Quintas Filho, S. S., & Seabra, C. C. de. (2015). Borboletas (Lepidoptera: Rhopalocera) do Jardim Botânico de Brasília e da Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília, Distrito Federal, Brasil. Heringeriana, 8(2), 222-235. https://doi.org/10.17648/heringeriana.v8i2.104

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.